Dez segredos para não ficar doente

Já reparou que, às vezes, todas as pessoas ao seu redor estão resfriadas, mas você se mantém ilesa? Em outras épocas, no entanto, não pode ver alguém espirrando a quilômetros de distância que, pronto… a doença te pegou.

 

Diante disso, a pergunta que não quer calar é: como evitar esse deslocamento e garantir a proteção necessária ao seu organismo? O Portal Vital convidou um time de especialistas para ensinar os 10 passos que você deve seguir em busca de uma saúde de ferro. Confira!

 

1. Alimente-se bem

Veja a seguir algumas dicas da profissional sobre o que você precisa incluir no seu cardápio para se fortalecer.

 

• Vitamina A: é importante na manutenção da integridade das membranas mucosas, as primeiras a serem prejudicadas em gripes e resfriados. Esse nutriente está presente em alimentos como cenoura, abóbora, fígado, batata-doce, damasco seco, brócolis e melão.

 

• Vitamina C: componente de frutas cítricas, caju, tomates, vegetais folhosos crus, repolho e pimentão verde, é antioxidante e melhora a resistência do corpo às infecções.

 

• Vitamina E: gérmen de trigo, óleos, amêndoas, nozes, castanha-do-pará, gema de ovo, vegetais folhosos e legumes possuem essa vitamina, que protege o organismo contra substâncias tóxicas, radiação e radicais livres.

 

• Ácido fólico: estimula a formação dos leucócitos, que são as células de defesa do corpo. O nutriente é adquirido quando você come fígado, feijão, brócolis, couve e espinafre.

 

• Zinco: auxilia na reparação dos tecidos e cicatrização de ferimentos. Por isso, mantenha uma alimentação rica em carnes, peixes, ostras, crustáceos, aves, leite, cereais integrais, feijão e nozes.

 

• Selênio: castanha-do-pará, frutos do mar, fígado, carne e aves são fontes desse nutriente, que possui grande capacidade antioxidante.

 

2. Hidrate-se

 

Beber água e sucos naturais é essencial para manter o metabolismo funcionando a todo vapor. Além disso, mucosas ressecadas são a principal porta de entrada para os vírus causadores de gripes e resfriados.

 

3. Mantenha um estilo de vida saudável

 

“É importante não fumar e, se beber, que seja moderadamente. Durma de sete a oito horas por dia e controle o estresse”, aconselha o oftalmologista Francisco de Paula Leite Ferreira Neto.

4. Cheque a sua carteirinha de vacinação

 

A vacina funciona como um teste, pois você coloca o seu corpo em contato com uma dose fraca dos vírus causadores de certa doença.

 

5. O tratamento começa na gravidez

 

O sistema imunológico do indivíduo é criado durante a gestação e já estará completamente formado quando a criança atingir três anos de idade. Por isso, os cuidados recebidos nessa fase inicial são determinantes para o resto da vida.

6. Trate as suas alergias

 

Pessoas alérgicas são mais propensas a ficar doentes, por exemplo, devido ao excesso de muco produzido e à danificação das mucosas, que acabam facilitando a proliferação de bactérias.

7. Seja otimista

 

Você se lembra do ditado “desgraça atrai desgraça”? Rodrigo Fonseca, fundador da Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional, garante que é verdadeiro.

 

“Somos pontos de vibração emitindo energia: se estamos negativos, vamos atrair o mesmo tipo de ondas. Com isso, a chance de contrair uma doença é muito grande”, afirma.

 

8. Sorria :D

 

Pesquisas indicam que substâncias produzidas pelo riso fortalecem o sistema imunológico, além de relaxar o corpo todo.

 

9. Expresse as suas emoções

 

“Se você não expõe o que sente, acabará absorvendo essa emoção, que se transformará em um ‘veneno’ dentro de você”, defende o especialista Rodrigo Fonseca.

 

Está com raiva? Então, vá a um lugar escondido e grite. Sentiu uma grande tristeza? Pode chorar à vontade.

 

10. Proteja-se

 

Não basta ter um sistema imunológico fortíssimo: o melhor é não vacilar e evitar o contato com “possíveis agressores”. Lavar as mãos com frequência, não colocá-las na boca, evitar coçar os olhos ou compartilhar objetos pessoais, inclusive maquiagem, deixam você mais blindado contra as doenças.

 

Fonte: Portal Vital

 

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