Conselho Previdenciário escolhe novos membros em eleição direta

Está _MIC2137acontecendo nesta quarta-feira (10), a eleição para escolha dos novos membros do Conselho Previdenciário do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) do município de Cuiabá, biênio 2016/2018. Concorrem as cinco vagas 12 candidatos, sendo oito ativos e quatro inativos, escolhidos por votação direta. A votação está em andamento e os servidores têm até às 17 horas para escolherem seus representes.

Os locais de votação estão centralizados em quatro polos, sendo eles: o Palácio Alencastro, Secretaria  de Educação, sede  do  Cuiabá/Prev e Câmara Municipal de Cuiabá. Somente servidores contribuintes com sistema de Regime Próprio de Previdência poderão participar da escolha dos novos membros.

O eleitor deve votar em dois candidatos, um ativo e outro inativo. Os três segurados ativos e os dois segurados inativos mais votados serão considerados eleitos, sendo aos outros três segurados ativos e dois segurados inativos mais bem votados para suplentes, respeitando a ordem de votação. Os eleitos já assumem em 1º de setembro.

O secretário-adjunto de Previdência, Fernando Jorge de Oliveira, percorreu os polos no período da manhã e conversou com os servidores explicando da importância de participarem do processo.

“Quando o servidor acompanha de perto estes processos, eles começam compreender melhor o sistema e a importância dele dentro do município. Hoje com a unificação dos dois conselhos ( Curador e fiscal), tornando-se o previdenciário, já ativo à partir deste próximo biênio, conseguiremos  mais agilidade, dinamismo alinhando a transparência das atividades previdenciárias. Por isso peço a participação de todos. Comparecem a algum polo, portando documento de identificação e escolham seus representes”, disse Fernando, que é servidor de carreira do município.

De acordo com o edital, publicado no Diário Oficial de Contas de 13 de julho, são nove vagas abertas para os cargos de conselheiros, sendo 5 destinadas à votação direta e quatro são indicadas pelo prefeito e presidente da Câmara de Cuiabá. Estas indicações são feitas após a apuração dos votos e publicação do resultado da eleição.

Segundo Fernando, a apuração já começa ser realizada nesta quarta-feira(10), após o enceramento da votação e o resultado deve ser divulgado amanhã. Quinta-feira (11). “Se tudo ocorrer dentro do previsto, a equipe finaliza as contagens de votos ainda hoje e já sabemos os eleitos para o próximo biênio desta quinta-feira,” ressaltou.

Concorrem nesta eleição Alerte Ferreira da Silva, servidora efetiva lotada Procuradoria Geral do Município; Jaime Arruda Filho, Edgar Graciano Marques, efetivos da Secretaria de Gestão; João Custódio da Silva, Jairo Fernandes Leite, Odoaldo Forte Daltro; Márcia Regina Perez de Moraes,  efetivos da Educação; Isaque Batista dos Santos, efetivo da Câmara Municipal; Alerte Maria da Costa; Alfredo de Araújo Granja Filho; Maria Marly Guimarães Souza e Neila Maria Botelho do Prado Moraes, inativos do Cuiabá –Prev.

Texto: Luciana Souza

Fotos: Michel Alvim