Rosália:Exemplo de determinação e dedicação ao próximo

IMG_5828

À primeira vista, uma pessoa séria e de poucas palavras. Mas uns minutinhos de conversa e a frase “Fazer o bem, sem olhar a quem” começa a fazer sentido como uma das características de Rosália Ferreira do Nascimento, 49, mais conhecida como “Ro”.

Servidora efetiva da Prefeitura de Cuiabá desde 2009 e prestes a se aposentar, afastar-se das inúmeras atividades que desempenha não faz parte de seus planos. Querida entre os colegas do trabalho, a servidora é conhecida por conseguir fazer várias coisas ao mesmo tempo e não ficar parada, nem quando está doente.

Pedagoga há 27 anos, mãe, irmã, avó, amiga, assistente jurídica e mulher batalhadora, a professora conta que passou por dificuldades, iniciou os estudos no quintal de casa, teve diversos problemas de saúde, mas que hoje se orgulha por ter se formado e poder ajudar as pessoas, sem pedir nada em troca.

“Não faço por reconhecimento, mas porque me sinto bem em ajudar, é da minha natureza. As pessoas ficam presas à ideia de querer para si, não somos uma ilha e o trabalho em conjunto faz muita diferença em todos os momentos da nossa vida”, disse.

Nos corredores da Biblioteca Municipal Manoel Cavalcante de Proença, localizada na Secretaria Municipal de Cultura, os servidores já se acostumaram a o ouvir “Vamos aprender”, dito pela “Xerife” Rosália todos os dias, como forma de estimular os colegas a desempenhar outras funções no prédio para colocar tudo em ordem.

“Quando vim para cá, todos os livros estavam no chão e fico feliz em saber que mudamos a história da biblioteca e que, neste ano, os livros serão levados para um espaço melhor”.

Além de cuidar dos leitores, ela também se dedica ao trabalho social – e costuma doar livros para os reeducandos que cumprem pena nos presídios de Cuiabá. A servidora também já atuou como diretora de escola e diretora de gestão de pessoas.

“A informação é para todos. Desde pequena sempre gostei de ler e catalogar tudo. Se depender de mim, não paro nunca”.

Para quem passa por dificuldades e reclama da vida, Rosália deixa um recado: “Não desanime nunca. É muito bom acreditarmos que haverá um amanhã melhor e que a vida vale a pena”, concluiu.

Os livros da Biblioteca Municipal Manoel Cavalcante de Proença estão sendo catalogados através de sistema digital e transferidos para um outro espaço, amplo e climatizado, na Secretaria de Cultura. Cerca de 320 pessoas por mês passam pelo local para emprestar os livros, disponibilizados gratuitamente. A reinauguração deve ocorrer ainda neste mês de abril.

CONFIRA A GALERIA DE FOTOS

Fonte:Evelyn Ribeiro/Secretaria de Comunicação